terça-feira, 10 de dezembro de 2013



Vegetarianismo 


Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal.
Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais).
Vegetariano é apenas quem não come carne, vegano é quem não come nada de origem animal.
Tem bastante diferença entre os dois substantivos
Hoje em dia na nossa sociedade a maior parte das pessoas não aceita essa opção, pensam que é ridículo 
Os Vegetarianos relativamente aos direitos dos animais,  procuram evitar qualquer sofrimento desnecessário aos mesmos  .
Na nossa opinião cada um tem a sua opção.


Passeio TT em Baião



No passado dia 7 de Dezembro realizou-se no concelho de Baião o VIII Passeio TT, tendo como organizadores alguns elementos do grupo de Bombeiros Voluntários de Baião .
Esta actividade é realizada pela secção desportiva dos bombeiros. 
Os organizadores já tinham iniciado os preparativos, de entre muitos o mais importante, o percurso !
O percurso é marcado com fitas, e em muitos sítios necessita ser limpo. É de destacar o trabalho que estas pessoas têm a custo zero.
O passeio iniciou-se pela manhã até ao fim da tarde, parando só para almoçarem Ancede. O almoço foi confeccionado por alguns associados, mais uma vez a custo zero. 
Esta pratica é benéfica para o nosso concelho, uma vez que vêm muitas pessoas de fora para o passeio. Cada vez mais começa a ser conhecido, um pouco por todo o pais, tendo este ano como participação 150 pessoas.




terça-feira, 19 de novembro de 2013

Raça Arouquesa 


A raça Arouquesa é bastante semelhante à raça espanhola chamada "Asturiana dos Vales". O seu nome vem de uma região chamada Arouca, que fica no distrito de Aveiro. Dentro deste grupo, da raça Arouquesa, existem três divisões importantes: o gado Arouquês de S. Pedro do Sul, os Arouqueses Paivotos e a raça dos Arouqueses Caramuleiros, estando esta última raça já extinta. Esta raça tem uma tripla função, pois serve para a produção de carne como de leite, além de ainda servir para trabalhar. 
    A primeira carne é de muito boa qualidade sendo grande parte da mesma de primeira categoria. Com o leite das vacas Arouquesas é possivel, sem dúvida, fabricar lacticínios de elevada qualidade. A produção de carne ou e leite do gado Arouquês tem de ser feita a partir de animais de raça Arouquesa, inscritos no Registo Zootécnico, filhos de pai e mãe também aí inscritos. Uma da suas virtudes é a capacidade de caminhar nos íngremes e pedregosos caminhos ruraís das regiões de agricultura de montanha. Na montanha a raça Arouquesa, não tem quem faça o trabalho melhor de que ela. A área geográfia de produção abrange os concelhos de Baião, Cinfães, Castelo de Paiva, Arouca, Castro Dairek, S. Pedro do Sul, Vale de Cambra, Severe do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, Rezende, Lamego, Tarouca, Amarante e Marco de Canaveses.

Dia Verde do Município

A Câmara Municipal de Baião comemora no próximo dia 27, o Dia Verde do Município e faz um convite aos munícipes: «Venha ajudar-nos a fazer de Baião um concelho ainda mais verde e agradável para todos os baionenses».
Para participar nesta iniciativa cada cidadão baionense tem direito a cinco árvores (nogueira, carvalho ou castanheiro), que poderá plantar nos seus terrenos.
 Estas árvores serão entregues nos dias 25 (das 14h00 às 17h30) e 26 de novembro (das 9h00 às 12h30) nos seguintes espaços: Armazéns Municipais; Convento de Santo André de Ancede e Serviços Municipais de Santa Marinha do Zêzere.
Em alternativa, poderá participar nas plantações que decorrem em vários locais do concelho a 27 de novembro.
Junte-se a esta causa: vamos fazer de Baião cada vez mais um concelho de Vida Natural.



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

 Magusto na Associação Desportiva de Ancede 


A Associação Desportiva de Ancede, concelho de Baião, vai organizar no dia 17 de Novembro, o tradicional magusto, durante a tarde. O convívio que juntará sócios e dirigentes da popular colectividade baionense, vai ser acompanhado de animação musical e largada de Para-quedistas. Para o presidente da Associação Desportiva de Ancede, Manuel Vaz, como habitualmente, esta época é aproveitada para um momento de confraternização entre os que colaboram com o clube.

terça-feira, 5 de novembro de 2013


 
Apanha da bolota
  

No próximo dia 12 de novembro ira realizar-se a apanha da bolota, no âmbito do projeto mil escolas .
A atividade vai ser realizada por alguns alunos do agrupamento de escolas Vale de Ovil.
A apanha da bolota tem três fases, sendo a primeira a apanha, decorrendo posteriormente a seleção das que estão em bom estado. Mais tarde são colocadas em pacotes de leite , ou garrafas para que assim germinem pequenos carvalhos, que vão ser plantados nos sítios a determinar.
Com esta atividade contribuímos para o meio ambiente, uma vez que estamos a plantar um árvore típica da nossa região.
Este projeto tem como seu promovedor o professor Luís Geada.
No fim da apanha serão postadas fotos, do decorrer da mesma.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Acampamento em Baião 



No próximo dia 15 de novembro vai-se realizar um acampamento em Chavães, que terá inicio às 20 horas , até ao final da tarde do dia seguinte.
O acampamento tem como objetivo observar a vida natural durante a noite, assim como muitas outras atividades  relacionadas com a natureza e o meio envolvente.

Postaremos mais informações posteriormente ao acampamento, aguardem noticias nossas ;)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

 
 
Halloween Party 

No próximo dia 1 de novembro irá realizar-se um baile de mascaras "Halloween Party",  na escola secundaria de Baião, pelas 22h .
O baile esta a ser organizado pela associação de estudantes.





terça-feira, 22 de outubro de 2013


O Magusto "São Martinho"

     Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se
castanhas, bebe-se vinho novo e água pé. 
Familiares e amigos reúnem se à volta de uma fogueira ao ar livre...
Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do Dia de São Martinho, ou mesmo o que é a água pé...

Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que, "num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... São Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho!"

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Gastronomia e Vinhos



A gastronomia de Baião é tão especial que até há quem diga que Eça de Queirós se apaixonou tanto pela paisagem desta terra como pelos sabores da sua cozinha tradicional quando escreveu “A Cidade e as Serras". A comprová-lo, aí está o título que o embaixador brasileiro atribuiu ao dicionário gastronómico cultural queirosiano: “Era Tormes e Amanhecia”.
 
Obrigatório em dias de festa, casamentos, baptizados e aniversários é o Anho assado com arroz do forno. Muita gente, porém não dispensa o Verde ou Bazulaque que era oferecido aos convidados dos noivos antes de se dirigirem para a Igreja.
 
 
O fumeiro tradicional tem características únicas e, tal como o Anho assado, dá origem a um festival que todos os anos atrai milhares de visitantes à Vila de Baião.
 
É claro que a posta de vitela arouquesa, raça autóctone, constitui uma especialidade a não esquecer pelos apreciadores. Quem melhor do que o especialista internacional da F.A.O, M.H.French, que já em 1967 afirmava: “A raça Arouquesa é sem dúvida a melhor raça de carne de Portugal…”
 
E que dizer do mais famoso doce, sempre presente em todas as romarias do Norte de Portugal? É o Biscoito da Teixeira, é claro. Mas tem de ser genuíno.
 
 Por fim, de que valeriam todas essas iguarias se não fossem acompanhadas pelo tal vinho que também é único desta terra e que “entra mais na alma do que qualquer poema ou livro santo”?! Um vinho da casta Avesso, que diversos produtores cultivam como uma verdadeira arte, numa região onde até já começaram a dar provas de excelência dois espumantes naturais.
 
 
 
 
 



sexta-feira, 11 de outubro de 2013


RALI DE BAIÃO A 12 DE OUTUBRO

 
No dia 12 de Outubro, Baião acolhe mais uma vez o Rali de Baião, uma iniciativa promovida pelo automóvel Clube de Amarante e pela Câmara Municipal de Baião, que conta com o apoio do Automóvel Clube de Portugal.
 
Esta prova é inserida no Campeonato Open de Ralis, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Desafio Modelstand e Troféu Fastbravo.
 
Conta com a participação dos pilotos Vítor Pascoal, natural da freguesia de Loivos do Monte e Filipe Nogueira ( dupla Válter Cardoso) da freguesia da Teixeira.
 
João Bessa, piloto Baionense, irá também participar no Rali de Baião como navegador num carro zero.
 
 
Programa:
 
11h30m - Partida (Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil)
12h00- PE 1 - Aboboreira 1
12h50m- PE 2 - Baião 1
13h40m - PE 3 - Aboboreira 2
16h00 - PE 4 - Queimada 1
17h15m - PE 5 - Baião 2
18h05 - PE 6 - Queimada 2
19h00 - Chegada (Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil)
 
 
A "Baião Rally Team", composta pela dupla Vítor Pascoal e Luís Ramalho , terminou o Rali de Baião na segunda posição, a 3,2 segundos dos vencedores Fernando Peres e José Pedro Silva. A emotiva prova, realizada em troços na serra da Aboboreira e na serra do Castelo de Matos, proporcionou um intenso espetáculo de técnica e velocidade, para deleite das centenas de espectadores que se deslocaram a Baião no dia 12 de Outubro.
A prova registou 34 inscritos e contou para quatro competições em simultâneo.
No que diz respeito ao Campeonato Open de Ralis os primeiros classificados foram os já mencionados Fernando Peres e Vítor Pascoal. O conjunto dos cinco primeiros ficou fechado com as presenças das duplas Diogo Salvi/Paulo Babo , Luís Mota/Alexandre Ramos e Pedro Leone/Bruno Ramos.
Na prova o triunfo sorriu à dupla João Ruivo / João Peixoto , seguida de Nuno Coelho / Pedro Alves  e Gil Antunes / Carlos Ramiro.
A dupla José Machado / Aníbal Pereira sagrou-se vencedora no Campeonato Júnior de Ralis, enquanto no troféu foi vitoriosa a dupla Fábio Paço / João Magalhães.
O Rali de Baião «Vida Natural» foi formado por uma única etapa dividida em duas secções e teve um percurso total de 143,76 km, que incluiu 6 Provas Especiais de Classificação, sendo três troços percorridos por duas vezes: Aboboreira 1 e 2 (9,32 km); Baião 1 e 2 (13,65 km) e Queimada 1 e 2 (8,67 km), com um total de 63,28 km.
A prova, organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, com o apoio da Câmara Municipal de Baião, contou com a participação de dois pilotos Baioneses para além de Vítor Pascoal: Vítor Ribeiro, oriundo de Viariz, fez equipa com Fernando Sousa ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IV, tendo obtido o 6º lugar da geral. Ainda outro piloto, Filipe Nogueira (oriundo de Várzea - Teixeira), ao volante de um Nissan Micra 1.3S, fez equipa com Valter Cardoso, que teve mais azar ao furar um pneu numa das classificativas o que lhe causou um considerável atraso.

Visitem Baião

Baião é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 3 200 habitantes.
É sede de um município com 174,53 km² de área e 20 522 habitantes (2011), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Amarante, a leste pelo Peso da Régua e por Mesão Frio, a sul por Resende e Cinfães e a oeste pelo Marco de Canaveses.