sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Balanço final 

Olá caríssimos seguidores, é com grande pena que anunciamos o encerramento do nosso blogue. Esperamos que tenham gostado das nossas publicações ao longo do ano, que tenham sido úteis e educativas.
Com a criação deste blogue fomos "obrigados" a procurar saber cada vez mais do nosso concelho. Falamos de coisas que desconhecíamos parcialmente. Cada noticia foi pesquisada, trabalhada de modo a que chega--se aqui de uma maneira explicita e interessante, com isto fomos aprendendo também um pouco mais sobre Baião. Gostamos muito de ter realizado esta atividade na disciplina de Área de Integração, foi vantajoso para todos.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carnaval em Baião


No próximo dia 2 de março irá realizar-se um cortejo de Carnaval nas ruas da  vila de Baião. O desfile terá inicio pelas duas e meia da tarde. Terá a participação de algumas freguesias do concelho, que preparam com antecedência os carros que irão participar no cortejo.
Contamos com uma tarde de animação, brincadeira e claro com muita alegria .

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ajuda na sementeira do segundo ciclo 


Na próxima sexta feira dia 21, os alunos do 12ºPC irão ajudar na sementeira de bolotas. A atividade irá realizar-se a partir das duas e meia da tarde.
Com esta pratica os alunos tentam passar informações para assim, explicar e incentivar os mais novos a ajudarem a reflorestar com carvalhos (árvores autóctones), o concelho de Baião, e evitar a propagação da praga dos eucaliptos. 
É de realçar, que os mais novos trouxeram pacotes de leite para semear as melhores bolotas, que mais tarde se vão tornar em pequenos carvalhos, para posteriormente serem plantados.
Visita do Ex.º Sr. Presidente da Câmara Municipal de Baião à Escola EB 2,3\S de Baião 


O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, incentivou a 14 de fevereiro, vários alunos de cursos profissionais da Escola Secundária de Vale de Ovil a colocarem em prática os seus conhecimentos e competências para a criação de pequenos projetos empresariais.

O autarca conversou durante, mais de uma hora, com alunos baionenses de várias áreas. Alguns frequentam o curso de Turismo Ambiental e Rural; outros optaram pelas Análises Laboratoriais; enquanto outros, ainda, deram preferência à área de Apoio à Gestão Desportiva.

José Luís Carneiro apontou o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional, que irá vigorar a partir deste ano e até 2020, como uma importante fonte de estímulos para o investimento e para a criação de novos negócios. Estima-se que este novo ciclo de fundos comunitários vindos da União Europeia vá ter uma dotação de 21 mil milhões de euros para Portugal.

"Muitos dos fundos são destinados à competitividade, à criação de pequenas e médias empresas e à formação e podem ser muito úteis para jovens que queiram apostar no desenvolvimento do seu pequeno negócio", observou o autarca.

José Luís Carneiro elencou ainda algumas das áreas onde prevê que haja oportunidades de futuro e onde entende que o concelho de Baião possui potencialidades a serem exploradas.

Neste campo o autarca começou por mencionar a produção agroalimentar, nomeadamente os sectores da produção de vinho, de carnes - nomeadamente bovino e ovino -, de frutas e de legumes.

"Estes são os sectores agrícolas onde o nosso concelho possui maiores potencialidades. São também áreas que podem estimular o aparecimento de indústrias derivadas e podem ter um efeito positivo na atração de públicos para outros sectores, como o turismo, a restauração e os produtos locais", acrescentou.

De resto, o turismo rural, o turismo de bem-estar e o turismo de contacto com o património ambiental do concelho são também áreas onde Baião está a dar cartas, devendo estar concluído até final de 2014 uma nova unidade hoteleira de cinco estrelas, situada na zona ribeirinha da Pala (freguesia de Ancede e de Ribadouro).

Para além destas áreas também o investimento na eficiência energética, nas energias renováveis e nas tecnologias da informação e da comunicação irão ter um espaço privilegiado no próximo quadro comunitário de apoio.

Salientando a importância de conjugar a componente teórica com a vertente profissionalizante do ensino, José Luís Carneiro desejou boa sorte e felicidades para os estágios que os jovens iniciam a 10 de março.

E, ladeado pela vereadora do Emprego e da Formação Profissional da autarquia, Ivone Abreu, indicou os Gabinetes de Inserção Profissional da autarquia, a cooperativa Dolmen e o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Baião como fontes importantes para a obtenção de informações e de apoios ao investimento no concelho.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Chá de Valentim 


No próximo dia 14 de fevereiro, dia dos namorados, haverá a realização de um lanche.
O evento esta a ser organizado pelo turma 12ºPA e alguns professores.
A atividade tenta promover o romantismo nos jovens.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Dia dos namorados na escola 

No próximo dia 14 de fevereiro de 2014, irá comemorar-se o dia dos namorados na escola E.B 2,3/S de Baião.
Irá haver uma festa de "DISCOS PEDIDOS" , dedica a tua musica à tua cara metade .




Dia de São Valentim 


São Valentim , é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
O imperador Cláudio II, durante seu governo , proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Entretanto, desde 1969 sua data não é mais celebrada oficialmente pela Igreja Católica em função da precariedade de comprovações históricas que levam em questão até mesmo a sua existência.
O dia 14 de fevereiro, festa do santo, é considerado, em muitos países, como o dia dos namorados.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bombeiros Voluntários de Baião 

Os Baionenses nem sempre  tem a perfeita noção do trabalho dos Bombeiros Voluntários de Baião e da sua importância para a sociedade, sobe diversos pontos de vista.

Desde logo pelas acções de socorro que garantem em matéria de acidentes rodoviários, combate a incêndios e a toda a sorte de desastres naturais e industriais, assim como na emergência pré-hospitalar e transporte de doentes ou abastecimento de água às populações.

Depois, pelas acções de prevenção que prestam, sensibilizando e preparando assim as populações para possíveis e prováveis situações de desastre que venham a ocorrer. Contribuem, com a sua acção, para uma sociedade mais responsável e preparada.

Não menos importante é o trabalho desenvolvido na área da captação, treino e formação de jovens, ajudando a desenvolver cidadãos socialmente mais responsáveis e a formar homens e mulheres mais maduros.

Mas também pela função sócio-cultural que desempenham, ao promover ou apoiar festas populares, manifestações culturais e desportivas, na vertente da segurança e não só. 

E até mesmo por aquelas pequenas acções necessárias à vida quotidiana das pessoas, que quase ninguém valoriza mas para as quais as populações pedem ajuda justamente aos Bombeiros, porque mais ninguém se dispõe a executá-las. Como, por exemplo, ir buscar um gato assanhado a um apartamento ou tirá-lo de uma árvore.

Mas os Voluntários são ainda uma das reservas morais da sociedade. E isto não é menos importante. Homens e mulheres que expõem a própria vida para salvar bens públicos e particulares, assim como a vida dos seus concidadãos, não podem deixar de ser considerados. Constituem, portanto, uma das expressões colectivas mais elevadas da solidariedade humana, visíveis na sociedade organizada.

Os Bombeiros Voluntários são, assim, uma estrutura básica indispensável da sociedade portuguesa, pelo que o país não se pode dar ao luxo de os ignorar, em especial quando não há catástrofes. Nem os governantes se podem demitir da responsabilidade que lhes cabe de garantir às centenas de associações que suportam os corpos de bombeiros, em todo o país, as condições mínimas de bom funcionamento e operacionalidade.

É que os Bombeiros Voluntários fazem falta sempre e não só em tempo de situações críticas ou de catástrofe.